131 Anos – Discurso do Presidente da Direção

131 Anos – Discurso do Presidente da Direção

Discurso do Presidente da Direção José Luís Vilela nas comemorações do 131º Aniversário da AHBVSD no passado dia 15 de Maio de 2022:

Como Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, apresento os meus cumprimentos,

Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Engº José Paredes

Exmo. Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Alijó, Eng.º Vítor Ferreira.

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Alijó, Dr. José Alberto Canelas;

Exmo. Sr. Comandante João Venceslau- Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses

Exmº Sr. CODIS- Dr.Miguel Fonseca

Exmº Sr. Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Vila Real Comandante Rui Lopes

Exmº Sr. Sargento-ajudante do Posto da GNR de Alijó- Jorge Augusto

Reverendíssimo Pároco Jorge Cachide

Exma. Srª Presidente da Junta de Freguesia de Sanfins do Douro, Ana Maria Paulo e Exmos. Srs. Presidentes ou Representantes das Juntas de Freguesia aqui presentes;

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral da AHBVSD, Paulo Simão e restantes Elementos;

Exmos. Membros da Direcção da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro;

Exmo. Sr. Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Rui Sampaio e restantes Elementos;

Exmo. Sr. Comandante – Bruno Girão;

Exmo. Sr.2º Comandante João Rocha;

Exmos. Srs. Comandantes e Presidentes das Corporações de Bombeiros aqui presentes;

Exmos. Srs. Antigos Comandantes e Antigos Presidentes dos Órgãos Sociais desta Associação aqui presentes;

Exmº Sr. Presidente da Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, Dr. Carlos Ribeiro;

Exmº Sr. Presidente da Associação da Romaria Nossa Senhora da Piedade, Daniel Grácio;

Outras Entidades da nossa área de Intervenção aqui presentes;

Estimados Bombeiros, Escola de Cadetes, Infantes, Fanfarra, Sócios, Caros Sanfinenses,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

          É uma Honra recebê-los!

Este ano comemoramos o 131º (centésimo trigésimo primeiro) Aniversário desta mui nobre Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro.

Em nome da Direcção, muito obrigado pela Vossa Presença.

Também em nome dos Elementos da Direcção e Órgãos Sociais, o nosso sincero agradecimento ao Corpo Activo, Cadetes, Infantes e Grupo da Fanfarra, Elementos do quadro de Reserva e quadro de Honra, pela sua dedicação e orgulho, pois são Eles hoje, que preenchem mais uma página na História desta Associação Humanitária.

A Direcção vigente, tomou posse no dia 2 de Fevereiro do ano de 2020.

Permitam-me fazer um breve resumo até ao dia de hoje, dos desafios que enfrentamos neste período temporal:

Tomamos conhecimento da débil situação económica e elevado passivo que, na base de muito rigor e disciplina, conseguiu esta Direcção, reverter para um patamar positivo felizmente até hoje;

No mês imediato á tomada de posse, foi o Mundo confrontado com uma Pandemia provocado pelo vírus da “Covid-19”, só comparada com a pandemia chamada de “Gripe Espanhola” no Século passado, mais propriamente nos anos de 1918 a 1920. Portanto, desconhecida de todos nós.

Atendendo à Era que vivemos, os meios científicos de hoje permitiram o combate e minimizar os efeitos mais nefastos da doença, de forma eficiente e eficaz. Porém, não totalmente. Pois, há que lamentar e lembrar os óbitos ocorridos no nosso País que foram bastante significativos.

Perante este panorama nacional e mundial, a nossa Associação e à semelhança de todas as outras Instituições Humanitárias de Bombeiros Voluntários, sofreu como sabemos, os efeitos consequentes deste Vírus e como tal o cumprimento de regras como não poderia deixar de assim ser, para minimizar tais efeitos perante a População da nossa Terra sempre em consonância com as directrizes da Direcção-Geral de Saúde. É evidente, perante esta inoportuna pandemia, o nosso Corpo Ativo esteve por várias vezes confinado, obrigando mesmo ao fecho do Quartel por alguns dias, que originou a obrigação de termos que solicitar a outra Corporação do nosso Concelho, assegurar serviços agendados.

Ora tudo isto,foi constrangedor aos nossos propósitos de rumo a uma normal gerência durante o tempo mais crítico, originando um esforço financeiro para assegurar a continuidade da nossa Missão.

Porém, podemos dizer hoje tendo em conta o rigor, empenho, dedicação de Toda a Direcção e Corpo Activo, temos felizmente as Contas consolidadas.

Mas, não poderíamos ficar só com este objetivo.

Direcionamo-nos então, para a Frota automóvel, por sinal bastante debilitada, obrigando a reparações constantes.

No entanto, apraz-nos dizer, que temos todos os veículos em condições de circulação devidamente licenciados para desempenho das funções que lhe são inerentes.

Fomos também atendendo aos pedidos do Comando do que ia sendo necessário. Como principal exemplo, a aquisição de uma Ambulância Multiusos que atendendo tratar-se de um valor elevado, continuamos a apelar à benemerência de Todos que queiram contribuir. Neste momento, já foram angariados 8.807.50 Euros

Sempre com base da disponibilidade financeira, foram feitas Obras de manutenção, como por exemplo:

Infiltrações de água no Edifício;

Sala de Estar do Corpo Ativo;

Substituição de Lâmpadas Led no Salão. Estas, custeadas pelo Município de Alijó o que desde já agradecemos.

Obras no Terraço por acumulação de água que ia deteriorando o interior do parque automóvel;

Substituição de Portas que não estavam funcionais e outras;

– Pintura Exterior do edifício antigo, excepto as pinturas alusivas aos 125 anos que foram suportadas por alguns elementos da Direcção entre 2014 e 2016;

Está em curso, o projeto já aprovado para a Ampliação da Central telefónica, esperando nós a ajuda do Município de Alijó sem a qual não poderá ser viabilizado;

Está a decorrer a aquisição da ambulância conforme já anunciado e que teve o seu início em Maio/21;

Ao longo destes três anos, já criamos três postos de trabalho;

A perspectiva desta Direção quando tomou posse, era para além do que foi trás mencionado em termos de concretização de objectivos, alargar o leque de melhoramentos do Edifício e dou como um deles o restauro total do Salão Nobre. Local emblemático pelas suas memórias dando-lhe outras utilidades;

Queremos agradecer de um modo especial, ao nosso Corpo Ativo, na pessoa do Comandante Bruno Girão e Segundo Comandante João Rocha, pelo excelente trabalho que têm feito, através da logística dos transportes quanto à sua rentabilidade.

 Mas tenho a dizer o seguinte:

Esta Associação, como em todas as Instituições Humanitárias, só faz sentido se houver Bombeiros. Preocupa-nos a falta de Voluntários.

Será necessário repensar a maneira como combater esta questão. Quanto mais forte for a Identidade dos Bombeiros, melhor poderão exercer a sua missão e garantir a sua sustentabilidade operacional e financeira.

Terá que ser repensado também, o financiamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários. E passo a citar conforme foi divulgado pelo tribunal de contas. ”O financiamento dos Bombeiros em Portugal neste momento, não responde a critérios coerentes e integrados que garantam níveis mínimos de qualidade e prontidão”

Neste momento, as Associações estão estranguladas financeiramente. O preço por Km pago pelo transporte de doentes não urgentes, já há mais de uma década que não está adaptado à realidade atual, pois os 0,51 cêntimos que são pagos, não cobre as despesas do Serviço. Situação esta, agravada ainda com o aumento dos combustíveis.Faço um apelo, ao poder Central juntamente com o Poder Local para repensarem este ponto tão importante de sustentabilidade.

O último acordo feito entre o INEM e a Liga cessante dos Bombeiros, foi bastante desastroso. Estamos a pagar na base do prejuízo, para fazer serviços ao INEM. Cada dia que passa, a situação avoluma-se.

Esperamos o resultado das conversações que estão a decorrer, entre a Liga e o INEM.

Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Engº José Paredes,

Deixei para o final algumas palavras dirigidas concretamente a Vª Ex.ª, pela importância das mesmas:

  Queremos agradecer antes de mais, a ajuda financeira que nos concedeu no início do nosso mandato, para colmatar todas as despesas que nos iam aparecendo, em virtude não haver capacidade financeira para o fazer. Inclusive, o pagamento dos vencimentos dos nossos funcionários;

 Agradecer também, a comparticipação que nos deu para a reparação do VTTU. Verba esta, que serviu para a manutenção deste Veículo que anda maioritariamente ao Serviço dos Munícipes do nosso Concelho.

   Também o nosso agradecimento, da ajuda financeira que nos irá disponibilizar para a compra da ABTM, estando prevista a entrega do Veiculo em finais de Agosto.

Como é do conhecimento de Vª Ex.ª, temos ainda o objectivo de ampliar a nossa velhinha Central Telefónica. Desdobrando o espaço até à garagem para separar a Central da Secretaria, criando melhores condições de trabalho aos nossos Colaboradores Bombeiros pelo que, contamos com a  disponibilidade financeira do Município para tornar realidade e criar valor a esta Associação. Esperamos tal seja possível, pois caso contrário não poderemos avançar com este projecto que antecipadamente agradecemos.

Exmº Sr. Presidente,

Como Responsável máximo da Protecção Civil do Concelho de Alijó, é hora de repensar em alterar as Estruturas dos Corpos de Bombeiros do nosso Concelho.

A Protecção Civil Municipal, necessita de uma mudança. Precisa envolver-se como elemento agregador dos cinco Corpos de Bombeiros.

Em pleno século vinte e um, é fundamental criar sinergias entre todos os intervenientes e potenciar uma adequada e correta avaliação de riscos, que permitam uma resposta capaz e concertada, no que diz respeito a operações de proteção e socorro.

Estou certo que o Município e toda a População sabe, que as Corporações de Bombeiros são de extrema importância e cruciais em matéria de protecção Civil. Mas igualmente estou convencido, que será necessário fazer muito mais, para que todas estas respostas sejam coincidentes com as exigências das situações e idênticas em quórum de igualdade, com outras regiões do País.

O Socorro carece de uma primeira intervenção profissional, nunca menosprezando o espírito Voluntário dos nossos Homens e Mulheres.

Debatemo-nos muitas vezes para socorrer, o recurso do toque da sirene uma ou mais vezes, pela falta de Bombeiros. Mesmo assim, a equipa de socorro sai incompleta.

O Mundo está em constante mudança. A Sociedade cada vez mais exigente. Logo, as exigências de socorro, terão que acompanhar este ritmo.

 As Associações Humanitárias foram criadas pelo Espírito de Associativismo e espírito abnegado e bairrista, das suas populações.

Como a maior parte já centenárias de Fundação, não era comportável uma necessária avaliação de risco no que diz respeito à localização dos respetivos Quartéis, bem como a distância dos mesmos aos pontos nevrálgicos de risco.

Mas, hoje em dia com os meios disponíveis de avanço tecnológico, há que repensar em alternativas.

Temos que trabalhar em conjunto, para encontrar soluções e criar equipas profissionais 24 horas por dia, para resposta cabal eficaz a todas as ocorrências que venham a suceder no nosso Município.

Porém, há que ter o cuidado maior em acalentar os nossos Bombeiros.

Temos que apelar aos Jovens a sua integração nas fileiras do Corpo de Bombeiros.

Para isso, será talvez necessário, arranjar politicas de incentivos encorajadoras que possam ser conjugadas com a vida Profissional.

Neste exposto, o Senhor Presidente Engº José Paredes concerteza saberá a melhor forma de conduzir esta vertente das Instituições Humanitárias do nosso Concelho.

Não olhando a este ponto tão importante de evolução, corre-se o risco de não sobrevivência para resposta cabal á nossa Missão.

Era esta a mensagem que me permita ter Vª Ex.ª, consideração especial.

Em boa continuação desta Festa comemorativa da nossa Associação, em nome da Direcção e Órgãos Socais, queremos deixar uma profunda Homenagem aos Bombeiros que hoje integraram o Quadro de Honra desta Associação.

Foram Homens Bombeiros que se entregaram à Causa, à semelhança dos que hoje estão no Ativo, mas na época com escassos meios em todos os níveis, para o apoio à População.

UM BEM HAJA A TODOS!

VIVA OS BOMBEIROS DE SANFINS DO DOURO!

VIVA OS BOMBEIROS DO CONCELHO DE ALIJÓ

VIVA OS BOMBEIROS DE PORTUGAL