130 Anos – Discurso do Presidente da Direção
Discurso do Presidente da Direção José Luís Vilela nas comemorações do 130º Aniversário da AHBVSD no passado dia 9 de Maio de 2021:
Como Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, apresento os meus cumprimentos,
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Eng.º José Paredes.
Na sua Pessoa, permita-me cumprimentar o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara de Alijó, Eng.º Victor Ferreira;
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Alijó, Dr. José Alberto Canelas;
Exmo. Sr. Comandante Nacional da Brigada de Trânsito, Coronel António Leal;
Exma. Srª Presidente da Junta de Freguesia de Sanfins do Douro- Carla Miranda e Exmos. Srs. Presidentes ou Representantes das Juntas de Freguesia aqui presentes;
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral da AHBVSD, Eng.º Paulo Simão e restantes Elementos;
Exmos. Membros da Direcção da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro;
Exmo. Sr. Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Rui Sampaio e restantes Elementos;
Exmo. Sr. Comandante da AHBVSD- Bruno Girão;
Exmo. Sr.2º Comandante da nossa Associação- João Rocha;
Exma. Srª Dra. Maria Angelina Adrego Pião- Madrinha da Bandeira desta Associação;
Exmos. Srs. Comandantes e Presidentes das Corporações aqui presentes;
Exmos. Srs. Antigos Comandantes e Antigos Presidentes dos Órgãos Sociais desta Associação aqui presentes;
Exmos. Representantes das Entidades ou Representantes das Associações de Sanfins do Douro e da nossa Área de intervenção;
Estimados Bombeiros, Escola de Cadetes Infantes, Fanfarra, Sócios, Caros Safinenses ;
Minhas Senhoras e meus Senhores;
É uma HONRA recebê-los.
Hoje, 9 de Maio do Ano de 2021,celebra a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro 130 Anos de existência.
Uma separação temporal cheia de História desde o ano longínquo de 1891, quando um pequeno grupo de fervorosos e bairristas Sanfinenses, sonharam criar elevando esta Terra situada para Lá Dos Montes, uma valência tão importante, apelando ao Associativismo colectivo de combate aos fogos, na sua área de intervenção.
Pese embora, se recorde esta data, a Associação já se encontrava em funcionamento desde 30 de Novembro de 1890, segundo relato dos livros da época.
Porém, só volvidos 5 meses – 9 de Maio de 1891 – lhe fora atribuído pelo Sr. Governador Civil do Distrito de Vila Real- Dr. José Cabral Teixeira Coelho, o Alvará perante a apresentação dos Estatutos, com a finalidade de usufruir de todos os efeitos legais referentes a uma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários.
Percebe-se então, tal honra fora atribuída a Sanfins do Douro, através deste reconhecimento de ajuda à população e felizmente atá aos dias de hoje.
Seria sem dúvida essencial, apetrechar com meios de apoio para levar a água sempre que ao toque de qualquer sinal, combater as chamas. Foi feita então a aquisição de uma Viatura de tracção Humana, composta por duas grandes rodas metálicas munida de um depósito de água, que apelava ao tal associativismo e forte vontade para o seu transporte.
A carismática “BOMBA”
Tal fora significativa esta viatura, consideramos nós “Relíquia de Museu”, foi mais tarde construída uma pequena Casa para a sua recolha. A não menos carismática – “CASA DA BOMBA”. Local emblemático de Sanfins do Douro. Ponto de referência da Terra, não só pela sua utilidade, bem como serviu de cenário a inúmeros retratos de gente Sanfinense e lugar soalheiro pela Manhã. Mas, ao contrário da ainda existente “BOMBA”, a casa que lhe deu abrigo, foi lamentavelmente destruída. O sítio, perto da Igreja Matriz, ficou o vazio daquela CASA com História!
O SONHO de 1891 fez-se vingar, apesar da inexistência de um local de reunião para debater ideias inerentes à Associação de apoio administrativo. Corria o Ano de 1925 e com a colaboração do Reverendo Pároco, foi criada a “Sede dos Bombeiros” distribuída por dois salões do 2º andar da Casa Paroquial. Local este, serviu também durante largos Anos, ponto de encontro e lazer de jogos de cartas e outros entretenimentos ao Domingo.
Também com cariz de FÉ, pois tradicionalmente recebia o fecho do Compasso Pascal como forma de Bênção à Corporação dos Bombeiros, reunindo muitos Sanfinenses para assistir a este Ato Solene.
No ano seguinte, 1926, uma data marcante! Fora adquirido o 1º Pronto- Socorro motorizado do Concelho da marca “FEDERAL” , e assim ficou conhecido. De tal forma inovador, que o jornal 1º de Janeiro à época, lhe fez honras de destaque e por consequência a esta Terra.
Esta viatura “o FEDERAL”, não viria substituir a antiga “BOMBA”, mas complementar o espólio de meios de combate aos fogos.
Segue a História e o foco de modernizar os meios. Foi então em 1948, adquirido o Famoso “CHEVROLET”, autêntica “Jóia da Coroa” da actual frota automóvel da AHBV Sanfins do Douro.
Este carinhoso “Chevrolet”, foi e continua a ser, palco de belos retratos de pose dos Valorosos Bombeiros que abraçaram esta Causa, bem como presença nos imponentes desfiles de Bombeiros do Concelho, ao longo das décadas seguintes.
Quis fazer esta introdução, em jeito de agradecimento à Origem do legado que nos fora deixado.
O Sonho de 1891 continua. Motivo de termos chegado aqui e agora!
Outros desafios e outras exigências. Hoje, com meios técnicos resultantes da evolução Global. Felizes, por nos permitirem dar melhor resposta Social e Ambiental.
Também nós, queremos seguir os passos dos nossos antepassados e acalentar o SONHO para a evolução.
Nesta Era ultramoderna, gostaríamos de adquirir uma “Ambulância de Transporte Múltiplo” , para dar resposta ao transporte de pessoas com Mobilidade Condicionada por meio de cadeira de rodas, acamados ou em lugares sentados. Uma mais-valia social pela eficácia traduzida pelas características desta Viatura.
Felizmente, temos as contas controladas, mas não o suficiente para encetar para já a aquisição.
O caminho da vontade desta Direcção é apostar na melhoria contínua. Gostaríamos que a aquisição desta viatura, se torne realidade. Pensamos apelar brevemente nas redes Sociais, um convite à benemerência de TODOS, para que esta ambulância se junte às demais existentes.
Deixamos também um repto ao nosso Comando. Apostar na Formação. Despertando em todos o saber, para colocar em prática ao Serviço da Comunidade.
Porém, apesar de apelarmos todas as vontades a concretizar, hoje apraz-nos anunciar, que está em curso um projeto de remodelação da Secretaria e Central.
Este projeto, irá permitir o alargamento das instalações até ao parque automóvel, permitindo a monotorização do Centralista da entrada e saída das ambulâncias.
Concerteza, iremos necessitar do apoio por parte do Município de Alijó.
Contamos que a viabilidade desta melhoria se torne realidade.
Desde que esta Direção tomou posse há 14 meses, sentimos, como em todo o Mundo, os desafios fortes e tocantes a cada um de nós. Um inimigo invisível e imprevisível. A Pandemia pela COVID19 que derrubou estruturas, mas principalmente Vidas Humanas. Foram marcas fortes no nosso País que continuam ainda patentes. Logo, a previsão da despesa desta Associação aumentou perante este combate, cumprindo as normas impostas e prementes da Direção Geral de Saúde como não poderia deixar de assim ser.
Óbvio, não foi tarefa fácil para ninguém. Mas a colaboração perante a nossa Associação foi bem visível, quer pela entrega abnegada das nossas Bombeiras e Bombeiros em todos os momentos, os Sócios existentes e novos que se juntaram com mais força, os nossos Conterrâneos emigrados pelos quatro cantos do Mundo e permitam-me fazer uma referência aos que estão emigrados nos Estados Unidos da América, cujas Famílias e outros Cidadãos de outros lugares, estão hoje aqui representadas pelo Casal, José Martinho ( Zé Maró) e esposa D. Hermínia Sampaio, que uniram esforços na organização de um convívio de beneficência dançante ao toque da música do Quim Blino. Este evento, contou com a presença do nosso Comandante Bruno Girão que vivenciou de perto o orgulho das Gentes desta Terra de Associativismo á Causa desta Associação Humanitária.
Foi entregue 10.126 EUROS e 45 CENTIMOS.
Esta doação aos Bombeiros, foi importantíssima. Ajudou a amortizar o restante valor referente á compra do veículo FIAT DOBLO e outras despesas pendentes.
Também, muitos a título individual, fora e da nossa Terra.
Sanfinenses e ouros Cidadãos quiseram contribuir acrescentando valor ajudando através de variadas ofertas.
O livro “ MEMÓRIAS do Sótão” do nosso conterrâneo Joaquim Grácio. Os livros vendidos através desta Associação, parte das verbas respectivas, reverteu como doação aos Bombeiros.
Os Retratos antigos patentes no Salão Nobre que se encontravam em maior estado de degradação, foram objecto de restauro por parte da Dra. Maria Rui Sampaio que, parece ter adoptado Sanfins do Douro como sua Terra.
Ao Município de Alijó que desde a primeira hora, esteve sempre connosco e contamos que assim continue.
Bem Hajam!
Da nossa parte podem contar, sempre o que estiver ao nosso alcance.
Temos também gosto anunciar, o lançamento da BVSD TV- canal youtube, como meio de comunicação dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, com o objectivo de aumentar laços de proximidade com a População. Pensamos nós, inovar com este passo da era digital.
Mais o que nos for possível, trazer inovação e Bem- Estar ao Corpo de Bombeiros e por consequência aos nossos Conterrâneos. É e será sempre o nosso propósito.
Pelo espírito de União de 1891, a nossa Gratidão a Todos: Bombeiras e Bombeiros, Directores, Comandantes, Sócios e outros benfeitores já falecidos. A nossa sentida homenagem, porque têm um peso na História pelo contributo á Causa Humanitária.
Permitam-me falar do Pai do actual Comandante Bruno Girão. O Sr. José Maria Girão também falecido por ataque cardíaco, após ter terminado a Instrução ao Corpo de Bombeiros.
Actualmente ainda connosco, também o nosso maior reconhecimento a Todo o Corpo Activo- Bombeiras e Bombeiros; Fanfarristas; Infantes e Cadetes; Sócios, Á madrinha da Bandeira- Dra. Maria Angelina Adrego Pião, que nos deu a honra ter aceite continuar como Madrinha da Nova Bandeira inaugurada hoje, dando a continuidade felizmente, do que começara há mais de 70 Anos como Madrinha da Bandeira hoje substituída;
A Todos os Directores e Comandantes antecessores;
Á Câmara Municipal na pessoa do Sr. Eng. José Paredes.
A nossa maior Gratidão!
Também, a todas as Instituições de Sanfins do Douro-Paróquia pelo Reverendo Pároco Jorge Cachide; Junta de Freguesia; Associação Cultural e Social; Associação Romaria Nª Srª da Piedade; Rancho Folclórico; Grupo Zés Pereiras; Corpo Nacional de Escutas; Fundação Maurício Penha; Clube Desportivo Sanfinense.
Às Juntas de Freguesia e Instituições da nossa área de Intervenção.
A Todos, apelamos à União colectiva de Esforços, para continuar lembrar e comemorar datas futuras, sempre ao Serviço da População, Rumo ao Futuro!
Viva os Bombeiros de Sanfins do Douro!
Viva os Bombeiros do Concelho de Alijó!
Viva os Bombeiros de Portugal!