Fanfarra

A história da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro começou em abril de 1979, quando um grupo de oito meninas deu os primeiros passos para a criação da fanfarra. A 7 de setembro de 1980, doze aspirantes, que ingressaram como bombeiros, integraram oficialmente a fanfarra. Este grupo cresceu para quinze membros em 1982. Em 1990, a fanfarra contava com cerca de sessenta membros, incluindo quatro clarins.

No início, a fanfarra tinha dois timbalões, quatro caixas e um bombo. Atualmente, a fanfarra é composta por aproximadamente quarenta integrantes e conta com dois baixos, cinco caixas de fanfarra, seis timbalões, sete bombos (fabricados em Sanfins), oito tarolas, doze clarins e doze caixas.

A fanfarra ganhou o segundo lugar no concurso de fanfarra em Sabrosa em 1991 e o primeiro lugar em outro concurso em Sabrosa em 1992. Além disso, alcançou o décimo lugar num concurso em Chaves, onde concorreram oitenta fanfarras de todo o país.

Ao longo de mais de 40 anos a fanfarra atuou em pelo menos 65 localidades, na sua maioria no Distrito de Vila Real, mas também em Barcelos, Bragança, Carnaxide, Fafe, Vila da Lixa, Pedrouços-Maia, Valadares, Esmoriz, Miranda do Douro, Tarouca e Vila Flor.

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro tem tudo, só não tem comparação!

Saiba mais em fanfarra.bvsd.pt